terça-feira, 28 de abril de 2015

O que é o Modelo de Jogo?

“Modelo de Jogo” é uma expressão que aparece com frequência ultimamente na linguagem futebolística, seguramente pelo auge em que se encontra a metodologia tática. 

Se quisermos resumir de forma curta, podemos dizer que:
O Modelo de Jogo de uma equipa é a forma em que o treinador quer que jogue a sua equipa. 
São as coisas que o técnico quer que faça a equipa que dirige em cada momento do jogo. Há listas mais gerais e listas mais concretas, em função do nível de concretização que se pretende dar ao respetivo Modelo de Jogo. A estas listas há treinadores que lhes chamam Princípios, outros chamam-lhe Fundamentos, mas o que há que ter claro é que em definitivo se referem aos comportamentos que querem apreciar nos seus jogadores durante a competição.

O Modelo de Jogo não é a Ideia de Jogo do treinador
Todos os treinadores possuem uma “forma ideal” de futebol segundo a sua própria perspetiva. Estão condicionados pelo seu ambiente, sua formação, sua experiência, e inclusivamente pela sua genética. A Ideia de Jogo é a forma em que o treinador quer que jogue a sua equipa ideal. Pelo menos, acredita numa série de comportamentos táticos, na sua capacidade para gerar vantagens no jogo.
Por isso, não se pode falar de um Modelo de Jogo próprio, a não ser que um técnico aplique exatamente o mesmo em todos as equipas em que faça carreira.

Modelo de Jogo = Ideia de Jogo + Contexto
O Modelo de Jogo de uma equipa é, em definitivo, a adaptação de uma Ideia de Jogo própria ao contexto em que se trabalha. A tarefa do treinador é a de decidir que grau de modificação da Ideia de Jogo será o ótimo para se aproximar ao máximo do êxito com a sua equipa. Como combinará a sua Ideia com o contexto em que se encontre para obter resultados.
Por contexto entenda-se tudo aquilo que envolve o trabalho do treinador numa determinada equipa. Segundo Xavier Tamarit, no seu livro Periodização Tática vs Periodização Táctica, deve-se ter em conta entre outros os seguintes aspetos:
A cultura do país. Não á o mesmo treinar a Holanda ou a Itália, o Brasil ou a Alemanha.
A cultura e a história do clube. Não é o mesmo treinar o Ajax de Amsterdão ou o Celtic de Glasgow.
As Estruturas e os Objetivos do clube.
As caraterísticas e o nível dos jogadores.

Em que se baseia o Modelo de Jogo?
Baseia-se nas listas de comportamento que o treinador quer que sejam levadas a cabo pelos seus jogadores em cada um dos momentos do jogo, que podem ser estes quatro:
Fase ofensiva
Transição defensiva
Fase defensiva
Transição ofensiva
Mas é importante ter em conta que o Modelo de Jogo não é algo rígido, estático ou definitivo. É provável que o jogo indique o caminho para realizar modificações, a partir de interações negativas ou positivas que sejam detetadas no jogo, a partir de mudanças no contexto competitivo, ou de qualquer outro elemento. Por isso se chama Modelo de Jogo, porque se vai modelando com o decorrer do tempo atendendo às circunstâncias.


Inspirado por uma publicação de: http://thespecialcoach.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário