domingo, 14 de junho de 2015

A 2ª melhor temporada em golos de Cristiano Ronaldo não será suficiente para ser melhor que Messi

O último jogo de Cristiano Ronaldo na temporada é uma boa representação do que foi o ano do atacante do Real Madrid. Jogando pela seleção de Portugal, ele marcou três golos e comandou a vitória sobre a Armênia por 3 a 2. Chegou a 60 partidas e 66 golos na temporada, um número impressionante, mas não é o melhor da sua carreira. Em 2011/12, ele conseguiu 69 golos em 69 jogos. Curiosamente, ao final daquele 2012, o eleito para melhor do mundo foi Lionel Messi. Desta vez, em sua segunda melhor temporada em termos individuais, ele deve perder o posto de melhor do mundo para Messi, que ganhou simplesmente tudo pelo Barcelona.

Golos e jogos de CR7
Os números não dizem tudo. Cristiano Ronaldo não foi mais decisivo nesta temporada do que foi na temporada anterior, quando acabou campeão da Champions League. Tanto é que criticamos a atuação do português no jogo da eliminação do Real Madrid contra a Juventus, na semifinal do torneio continental de clubes. Fez mais golos do que nas duas últimas temporadas, mas não conseguiu levar a sua equipa a qualquer título. Todos ficaram nas mãos do rival Barcelona.
Não quer dizer que Cristiano Ronaldo só faça golos nas equipas pequenas, nem que seja um "pipoqueiro". Quer dizer que ele não foi tão decisivo quanto em temporadas anteriores, mas também porque o ano do seu principal concorrente fez uma temporada monstruosa. O Barcelona disputa com o Real Madrid em todas as frentes e o principal jogador da equipa catalã, Messi, faz um 2015 absolutamente fantástico. Isso atenua um pouco, mas Ronaldo sabe que podia ter feito mais.
Em 2011/12, a sua melhor temporada em termos de números, fez 69 golos, mas conquistou o título de campeão espanhol. Aliás, o seu único título espanhol até aqui, desde que chegou ao Real Madrid, em 2009 – justamente o período que o Barcelona está vivendo uma das melhores fases da sua história. Curiosamente, neste ano que foi campeão espanhol, não foi artilheiro. Quem ficou com o prémio foi Messi, com 50 golos contra 46 de Ronaldo. Naquela temporada, o argentino conseguiu uma marca absurda: fez 82 golos em 73 jogos. Foi o ano do recorde, que detalhamos aqui.
Cristiano Ronaldo tem o azar de competir com Messi, um dos maiores jogadores de todos os tempos. Por outro lado, tem sorte também. Porque Messi o obriga a jogar sempre no limite, tentar o máximo, ir até onde for possível. E ele consegue, tanto que conseguiu, nos dois últimos anos, 2013 e 2014, levar o prémio de melhor do mundo, mesmo com a concorrência voraz do argentino.
Os números desta temporada mostram que ele chegou a 66 golos, a segunda melhor marca na sua carreira. Mas não foi a segunda melhor temporada da carreira. As duas anteriores foram melhores, mesmo com números menores. Porque os números são importantes, mas eles não dizem tudo. Mesmo com estes números, Ronaldo certamente sente que não fez o seu melhor ano, nem o seu segundo melhor. Sabe que precisará fazer mais para concorrer com o camisola 10 da Argentina e do Barcelona. Terá que ir além da frieza dos números para a alma em campo.

Sem comentários:

Enviar um comentário